segunda-feira, 25 de abril de 2011

Hoje, vamos dar vivas à Liberdade!




Em tempos de crise económica, política e de valores, algumas vozes no nosso país se levantam como que apelando a um regresso a um regime de ditadura, enquanto nalguns países da Europa assistimos a uma crescente tomada de força de alguns  partidos de extrema direita. 
Muito a propósito, há algo que aprendi na Faculdade e que gostaria de partilhar.
De forma pioneira, Platão defendeu que as formas de governo não são imutáveis e explicava a sucessão cíclica das mesmas fornecendo um contributo original para a análise dos ciclos políticos e da teoria das crises institucionais.
Assim (e resumidamente), no início da evolução estaria a sofiocracia - forma de governo da Cidade Ideal, exercida pelo Rei- Filósofo-, sendo que a partir daí tornar-se-ia inevitável um movimento de decadência. 
A determinada altura as armas passariam a prevalecer sobre a razão e à sofiocracia seguir-se-ia a timocracia - forma de governo em que o poder seria usurpado pela classe militar e onde o espírito guerreiro predominaria sobre a sabedoria. 
Neste outro regime a acumulação de riqueza cresceria cada vez mais, os guerreiros tornar-se-iam ricos, passando a desprezar os interesses dos pobres, dando assim origem à evolução para uma nova forma de governo - a oligarquia.
Posteriormente, o espírito de revolta despontará nas massas, e movida por uma opressão que se tornará intolerável, a multidão tomará o poder, dando a oligarquia lugar à democracia.
Mas o poder das massas seria desordenado e a demagogia, as lutas entre facções fariam cair a cidade na desordem. O povo teria assim tendência para, mais cedo ou mais tarde, se entregar às mãos de um chefe todo-poderoso - da democracia, cair-se-ia assim na tirania.
A tirania, considerada a pior de todas as formas de governo, não teria um fim à vista enquanto o tirano fosse vivo, a não ser pela sua conversão, através dos bons ofícios de um filósofo. E assim se regressaria à sofiocracia.
A ideia seria retomada por Aristóteles, e a partir do século XIX por Marx (apesar do comunismo de Marx ser bastante diferente, em vários pontos, do comunismo defendido por Platão).
Este tipo de análise, retomada por tantos outros politólogos até aos nossos dias, faz-nos pensar...
Nunca vivi numa ditadura. Não conheço a miséria que se viveu noutros tempos. Não sei o que é não ter liberdade de expressão. Sempre vivi com os meus direitos e liberdades fundamentais assegurados. Não tive de ver partir ou perder um familiar na guerra colonial. Não conheci tantas outras atrocidades que se fizeram e viveram durante mais de 40 anos. Não, não vivi.
Ainda assim, não consigo compreender os tais "apelos" que actualmente se fazem. E não consigo, por tudo o que, na minha ingenuidade, estudei, li e ouvi. Isso basta-me.
Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade!





7 comentários:

João Roque disse...

Estou totalmente de acordo contigo.
Muito bom o teu texto.
25 de Abril SEMPRE!

Unknown disse...

viva a liberdade :D

paulo disse...

absolutamente de acordo!
outra coisa: quando a ignorância é muita, a tendência é sempre dizer/fazer asneiras. há asneiras - como acha que uma ditatura é que é era boa - que não podem ser proferidas! mas como estamos no vale tudo...


abraços

KarenB disse...

Obrigada Pinguim.
Infelizmente, estas questões dizem muito pouco a muitos da minha idade. É uma pena que a maior parte das famílias se desinteresse de passar valores tão importantes às gerações futuras através de um saber de experiência feito. É uma pena que nas escolas não se colmate essas lacunas e se ensine o que foi a ditadura e o 25 de Abril de forma tão teórica que não suscita o mínimo interesse aos alunos e não se explique que não, que não é algo que ficou para trás, mais um episódio da História, mas algo que nos marcou e nos marca enquanto povo - experiência com que deveríamos aprender e tirar ensinamentos para o futuro, algo que nos devería ensinar a valorizar o que temos hoje e que tantas vezes lamentavelmente criticamos... E não foi há tanto tempo assim, mas muita gente parece já ter esquecido.

Um beijinho

KarenB disse...

Olá Fábio!!
Muito obrigada pela tua visita!
É isso mesmo!
Abraço

KarenB disse...

Zoninho, é a tal crise de valores de que falo. Não pode valer tudo! A liberdade em que vivemos hoje deveria ser um pouco mais respeitada bem como aqueles que lutaram para a conseguir.
Beijinho

My memories haunt me disse...

Viva a Liberdade! :D