sábado, 23 de abril de 2011

Um livro, um amigo

"Os livros são portas que te levam para a rua, dizia Patricia. Com eles aprendes, educas-te, viajas, sonhas, imaginas, vives outras vidas e multiplicas a tua por mil. Quem te oferece mais por menos, Mexicaninha? E também servem para manter à distância muitas coisas negativas: fantasmas, saudades e merdas assim.", Arturo Pérez-Reverte, A Rainha do Sul


O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor foi instituído pela UNESCO em 1996 como forma de promover o prazer da leitura, a publicação de livros e a protecção dos direitos de autor.
A todos, boas leituras!

2 comentários:

João Roque disse...

Embora contrário aos "dias mundiais de...", quero afirmar a importância que os livros têm na vida e na formação das pessoas.
Após uns anos (demasiados), afastado da leitura, devido aos jornais e revistas, tenho-me desforrado nos últimos tempos...

KarenB disse...

Pinguim:
Concordo que alguns "dias mundiais de..." não reflectem mais do que uma certa hipocrisia da sociedade ao assinalá-los: o dia da mulher, por exemplo, ou o dia do idoso, o dia mundial do animal ou mesmo o dia da mãe, do pai, dos avós, quando o verdadeiro significado da família é algo que está tão em desuso.
Contudo, há outros com os quais concordo, porque servem exactamente para aquilo que dizes: afirmar a importância de alguma coisa - é o caso do exemplo do post, do dia da música, da dança, do teatro, entre outros exemplos. Aí não vejo a tal hipocrisia que referi, apenas a boa intenção de fazer relembrar algo que vale a pena ser assinalado, e dando origem a acções de celebração do dia, que têm os seus aspectos positivos.
Mas se queres que te diga, nunca tinha pensado muito no assunto, mas agora que penso, realmente é um tema interessante para debater.
Beijinhos