sexta-feira, 15 de julho de 2011

Sugestões para gulosos

Porque este blog não seria meu se não revelasse também esta minha faceta, hoje resolvi partilhar dois miminhos para o paladar. Gosto de cozinhar e gosto especialmente de me enfiar na cozinha e fazer doçarias quando a vida não me corre de feição. Não sei porquê, mas é algo que me distrai. Assim, aqui ficam, para quem quiser experimentar, duas receitas tão rápidas e fáceis de fazer quanto saborosas.

Bolo de Banana e Canela


Ingredientes: 
- 3 ovos
- 3 colheres de sopa de margarina
- 2 chávenas de açúcar
- 1 chávena de leite
- 3 bananas maduras
- 2 chávenas de farinha
- 2 colheres de chá de canela

Preparação:
Numa tigela, colocar os ovos, o açúcar e as três colheres de sopa (bem cheias) de margarina previamente derretida. Mexer bem até formar um creme liso, fofo e homogéneo.  Acrescentar a farinha e o leite e mexer novamente até formar uma massa bem consistente.
Entretanto, num outro recipiente, colocar as bananas e passá-las com a varinha mágica. Acrescentar este preparado à outra massa. 
Por fim, polvilhar a massa com as duas colheres de chá de canela e mexer novamente para misturar.
Vai ao forno (previamente aquecido durante 10 minutos), numa forma previamente untada de margarina e polvilhada de farinha. Deixar cozer durante aproximadamente 45 minutos ou até que ao ser espetado por um palito, este saia limpo.
__________________

Fiz o bolo no sábado à noite e na segunda-feira à tarde já não havia nada. O meu marido diz que ficou de comer e chorar por mais e a minha sogra, a quem convidei para vir lanchar no domingo, lá me elogiou dizendo que eu era muito prendada.
Na foto, o bolo ficou ali com um buraquinho porque apesar de ainda estar a arrefecer, alguém estava cheio de pressa e já não consegui apanhá-lo inteiro para o fotografar. 


Tarte de Maracujá


Ingredientes:
- 1 pacote de bolacha Maria
- 150 g de manteiga
- 1 lata de leite condensado
- 1 gelatina de frutos tropicais
- 1 lata de polpa de maracujá

Preparação:
Para a base: Num recipiente fundo, colocar as bolachas e parti-las com a mão em bocadinhos pequeninos. Em seguida, ralar as bolachas com a varinha mágica e acrescentar a manteiga, previamente derretida. Amassar muito bem as bolachas e a manteiga até formar uma massa dura. Forrar uma tarteira com essa massa e levar ao frigorífico enquanto se prepara o creme.
Para o recheio: Preparar a gelatina de frutos tropicais conforme as instruções da embalagem, mas usando apenas metade da água (250 ml). Levar ao congelador para arrefecer mais rápido, mas não deixar solidificar!
Num recipiente, colocar a polpa de maracujá (eu não a usei toda para não ficar com muitas sementes) e adicionar o leite condensado e mexer bem para misturar tudo. Juntar a gelatina, depois de ter arrefecido. Verter este preparado sobre a base de bolacha e levar ao frigorífico para solidificar.
Para dar um toque especial, decorar a tarte com um pouquinho de polpa de maracujá (eu fiz uma pequena flor,como podem ver na foto, mas admito que não ficou lá grande coisa...).
__________________

Mais uma vez, o maridote, que é todo cheio de manias das comidas saudáveis e das dietas e porque fica com barriga quando come doces e blá, blá, blá, não se fez rogado. Gostou muito e eu também gosto porque é um doce fresquinho e nada enjoativo.

24 comentários:

LusoBoy disse...

Têm muito bom aspeto :).

maria disse...

Ora aqui está uma coisa em que eu sou um autêntico desastre, doces...e depois não gosto muito de cozinhar.

Têm muito bom aspecto :)), já "roubei" as receitas e vou experimentar (tentar) :)

Muito prendada a menina :)

Bom fim de semana e beijinho :)

KarenB disse...

LusoBoy,

Olha que ainda sabem melhor!

Beijinho

KarenB disse...

maria,

Por acaso até gosto de cozinhar, e dizem que tenho jeitinho.
O meu marido diz que tudo o que faço é sempre uma maravilha, mas isso acho que é o sentimento dele por mim a falar, lol.

Estas receitas até acho que nem é grande mérito meu, porque são de facto muito fáceis de fazer, até mesmo para quem diz, como tu, que é um autêntico desastre. E depois, para quem não gosta de cozinhar também são boas, porque se fazem num instante.
Experimenta e vais ver que te vais sair muito bem!
Se quiseres, diz-me depois o que achaste e como correu.

Beijinho ;)

Anónimo disse...

Confesso que me assustei quando li a palavra sogra. Uff...gostou!:))

Brincadeira à parte, adoro perder-me na cozinha e em outros cantos da casa. (não estou a ser maliciosa. Gosto mesmo muito da lida da casa:))
Vim retribuir a visita que nos fizeste.
Voltarei.:)
bji

Teté disse...

Também adoro cozinhar, o que também me distrai de problemas que tenha no momento, mas comigo é mais salgados, doces faço só quando o rei faz anos... :)

De qualquer das formas, estou a ver aqui os meus dois homens a darem conta do bolinho de banana e canela de um dia para o outro. E o maridão também a queixar-se que não devia fazer doces, porque a comida saudável é que é, e o tal blá, blá, blá do costume! Mas não deixava de comer, evidentemente... :)))

Hei-de experimentar essa primeira receita. A segunda duvido, que não aprecio maracujá!

Beijocas e bom fim de semana para ti!

Wolverine disse...

Tenho que experimentar fazer esses! =D


A sua aparência é bastante atractiva e tem uns ingredientes que adoro :P

Joana Castro disse...

Adoro maracujá!
Vou experimentar, de certeza :D
Os meus parabéns, o aspecto é óptimo. beijinhos

KarenB disse...

Olá Nina!!

Sê muito bem vinda! Não precisavas de retribuir a visita, mas... ainda bem que o fizeste! :)

Quanto à minha sogra, é das boazinhas... lol.

Já que também gostas de te perder na cozinha, espero que as sugestões tenham sido do teu agrado.

Beijinhos ;)

KarenB disse...

Olá Teté,

Pois eu sou exactamente o contrário de ti, no que respeita a salgados, sou um autêntico zero à esquerda.

Quanto ao maridão e aqui ao maridote, que se há-de dizer... Homens!!

E quando experimentares o bolito de banana, diz qualquer coisa.

Beijinhos

KarenB disse...

Weasley,

E és mesmo tu quem vai tentar fazer? A sério? Ou vais antes pedir a umas mãozinhas femininas uma "pequena" ajuda?

Bem, se és mesmo tu quem vai cozinhar e se o costumas fazer, fico muito satisfeita, mas não conhecia essa tua faceta (o que é normal, lol).

Então, força aí.
Aguardam-se veredictos!

Beijinhos

KarenB disse...

Olá Maria Joana!!!

Que bom que voltaste!!
Já lá fui espreitar o teu cantinho e, de facto estás de volta. Ainda bem!!
Ficava com pena se fosses embora, pois gosto de te ler.

Quanto às receitas, ainda bem que gostaste!

Beijinhos e até já.

João Roque disse...

Eu gosto de cozinhar, mas não doces, talvez porque não sou grande adepto de doçarias.
Mas estes têm óptimo aspecto e então são mesmo fáceis de fazer...

KarenB disse...

Pinguim,

Como é que se pode não ser adepto de doçarias?!?!
Mas isto sou eu a falar, que sou uma gulosa de primeira apanha!!

Beijinho

Capuxa disse...

oh balha-me deus, Karen Maria...

anda aqui uma pessoa a comer coisinhas saudáveis, a tentar evitar as montras das pastelarias e a fazer exercício, e tu...pimbas...fazes um post com um pecado destes...

agora estou ougada..
estou feita:P

beijinho

Anónimo disse...

Se foram!
Estou ansiosa por ir para a aldeia para fazer esse bolo ao meu pai...e levar um bom pedaço ao meu amor. O pirralhito não liga muito.
Já a sobremesa, acho que a vou comer sozinha. Ai, se pudesse.:))

bji gde

(a mulher que mais admiro, fora do meu núcleo duro, como costumo chamar aos meus familiares mais próximos, é a avó paterna do meu filho.:))

Wolverine disse...

Ora essa Karen, claro que sou eu que meto as mãos na massa :P

Eu gosto muito de fazer sobremesas :D e detesto ter pessoas à minha volta quando as faço.

eheh

KarenB disse...

Xaninha,

Sou má, muito má, não sou??
E olha que não é um pecado, são dois!! E deliciosos!! Eheheh
Agora, ou ficas aí a olhar para eles com água na boca ou pões mãos à obra!

Beijinhos ;)

KarenB disse...

Nina,

Feita então a ressalva de que as nossas sogras são uns amores... só acho que, de facto, não devias comer a tarte sozinha! Eheheh

Beijinhos

KarenB disse...

Ora essa Weasley!! Pois então, acho que fazes muito bem!!
Acho que na vida, o saber não ocupa lugar. E saber cozinhar é sempre uma mais valia!

E fizeste-me também lembrar o meu irmão. Ele também é assim.
A muito custo lá aprendeu a cozinhar depois de ter vindo viver comigo. Hoje, de vez em quando (muito de vez em quando, diga-se de passagem) enfia-se na cozinha e faz umas coisinhas assim apetitosas, e também não gosta de me ter a mim a mandar bitaites sobre o que está a fazer.

Bem, mas então, bons cozinhados!!

Beijinhos

Anónimo disse...

No meu caso ex-sogra, mas com sentimento de mãe.:))
E agora que voltei dos exames é que não posso mesmo comer sozinha.:))
beijinhos

KarenB disse...

Já tinha percebido Nina, pelo que li no teu blog, que era ex-sogra. Usei a palavra sogra só para facilitar a forma de escrever, porque na realidade, a minha sogra ainda não o é bem, pois eu e o meu "marido" ainda não somos casados, apesar de já vivermos juntos há dois anos e meio.
Mas actualmente, dizes bem, e de forma juridicamente correcta: ex-sogra, antes de 2008, não seria assim... Mas depois vais perceber num próximo post de que estou a falar. É que esta nossa conversa das sogras deu-me ideia para um post.

Ah e... faz lá a tarte, mas partilha-a, com muita gente, lol, tanta que só te calhe uma fatia, eheheh

Beijinhos ;)

Sapo disse...

Sugestões muito boas, cara KarenB. Adoro mimar as pessoas que gosto com coisas destas. Vou anotar. Um beijo.

Até já

KarenB disse...

Ainda bem que assim achaste, Sapo.

Anota e mima alguém um dia destes, ou então, mima-te a ti próprio, mas cuidado com a linha! ;)

Beijinho